terça-feira, 7 de julho de 2009

“A Dança torna o deus presente e o homem potente.” Roger Garaudy, filósofo francês.

Nosso corpo não é apenas matéria bruta. Tampouco um instrumento destinado a produzir resultados práticos. Ele, em verdade, é a representação física de tudo o que – integralmente – somos: nosso espírito, nossa mente e nossas emoções. Quando crianças, somos livres para correr, brincar e descobrir mil possibilidades de tirar, desse corpo, muita alegria e satisfação. À medida que vamos chegando à fase adulta, começamos a bloquear suas respostas espontâneas, vindo a desenvolver uma linguagem corporal (ou, mais do que linguagem, códigos) que julgamos ser mais bem aceita por todos. Como prêmio, perdemos o frescor, e até a própria juventude, vindo a desenvolver então toda uma série de problemas físicos, causados não só pela falta de atividade corporal, mas principalmente pela falta de liberdade corporal.

Pois a Dança – enquanto a arte criativa do movimento – liberta o corpo de seus condicionamentos, devolvendo-lhe a expressividade, o vigor, e, conseqüentemente, a beleza. O prazer que encontramos no ato de criar desvenda um mundo de infinitas possibilidades. Quando “fazemos arte”, voltamos ao tempo da infância; e, ao tirar a máscara de adulto, rejuvenescemos.

2 comentários:

  1. E como o sujeito se arrebenta na frente do computador!É preciso se levantar e estimular a circulação dos tornozelos etc.E fazer como inicio de dia,um alongamento completo e demorado>Mas isso exige tempo e disciplina,pois pode ser feito em casa e ate numlocal publico sem chamar a atenção!

    ResponderExcluir
  2. e dá-lhe expressão mesmo. minha filhota me mandou e me lembrei de você. "o sol da meia
    noite" era visto e revisto pela turma:

    http://www.youtube.com/watch?v=3e3AjHePiIY&feature=player_embedded
    .
    e só agora, adulta, ela me posta, dizendo que tentava fazer como ele. boa lembrança. rs
    abrs!

    ResponderExcluir